Notícias

+ Notícias

01/08 - Medicamento popular de hipertensão é suspenso pela Anvisa


Por  Sincofarma MG  Postado 02/8/2016

Em uma publicação no Diário Oficial da União, de 1 de agosto de 2016, a ANVISA suspendeu o lote de 'atenolol 25mg' cujo número 732831, da fabricante EMS, deverá ser retirado das prateleiras como medida cautelar adotada pela Agência Sanitária.

O motivo teria sido um Laudo de Análise Fiscal, que foi emitido pela Fundação Ezequiel Dias. Segundo o laudo, os resultados que foram obtidos através desse lote foram considerados insatisfatórios, no quesito 'ensaio de peso médio'. A Anvisa declarou ainda que a medida de suspensão do atenolol 25mg (lote 732831) da fabricante EMS S/A, tem validade de 90 dias a contar do dia da publicação.

O atenolol é um medicamento muito utilizado para o tratamento diário de pacientes com hipertensão arterial, vários fabricantes comercializam o remédio e o mesmo é oferecido de forma gratuita no programa 'Farmácia Popular' do Governo Federal.

O editorial da 1news não encontrou nenhuma nota no site da empresa de medicamentos 'EMS' onde houvesse uma explicação ou comentário sobre a retirada de circulação do atenolol 25mg, no referido lote, a respeito da medida cautelar adotada pela Anvisa que suspendeu o medicamento ou alguma informação sobre o Laudo que foi utilizado para que a decisão da Agência fosse tomada.

Fonte: 1 News