Notícias

+ Notícias

03/06 - Possível vacina universal contra o câncer ‘engana’ o organismo


Por  Sincofarma MG  Postado 07/6/2016

Uma equipe internacional de cientistas deu um importante passo para a criação de uma vacina universal, personalizada e barata contra o câncer, graças a uma técnica que instrui o sistema imunológico a atacar os tumores, de acordo com um trabalho publicado pela revista britânica “Nature”. Diferentemente dos mecanismos de ação das vacinas com as quais estamos familiarizados, esse novo imunizante seria aplicado aos pacientes que já têm câncer.

No estudo liderado pelo professor Ugur Sahin da Universidade Johannes Gutenberg, na Alemanha, foram utilizadas nanopartículas que contêm RNA de um tumor para simular a invasão de um agente patogênico na corrente sanguínea e desencadear uma resposta autoimune.

Os fragmentos de RNA foram cobertos de uma camada de lipídios, similares a uma membrana celular, para protegê-los. Ao estabelecer uma carga elétrica negativa nessas partículas, os cientistas conseguem que elas sejam atraídas pelas células dendríticas, que, por sua vez, descobrem um antígeno específico contra o tumor cancerígeno. Essas células são glóbulos brancos que protegem o corpo de micróbios invasores.

Fonte: O tempo