Notícias

+ Notícias

23/06 - Costa Rica aprova vacina contra dengue


Por  Sincofarma MG  Postado 24/6/2016
 
O Ministério da Saúde da Costa Rica aprovou a vacina tetravalente contra a dengue. A vacina, para pessoas entre 9 e 45 anos, combate os quatro sorotipos da dengue, especialmente em zonas endêmicas. Só neste ano, houve aumento de 500% de casos da doença em relação ao mesmo período de 2015.
 
O pediatra membro da Sociedade de Pediatria da Costa Rica, Jorge Martínez, explica que a doença tem impacto significativo no País. "Em 2016 foram registrados 7.711 casos suspeitos até a semana 22, os quais, comparados com os 1.441 da mesma semana do ano anterior, representa um aumento de 500%", diz. "O registro da vacina contra dengue nos proporciona acesso a uma ferramenta que irá fortalecer a prevenção da dengue em nosso país".
 
Em abril deste ano, o Grupo de Especialistas em Assessoramento Estratégico sobre Imunização (Sage) da Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou aos países endêmicos  a introdução da vacina contra dengue da empresa Sanofi Pasteur como parte da estratégia de prevenção da enfermidade. A indicação levou em conta o controle do vetor e a mobilização da comunidade. A OMS quer reduzir em 50% a mortalidade causada pela dengue, e a morbidade em 25% até o ano de 2020 em países endêmicos.
 
A Costa Rica é o quarto país latino-americano a registrar a vacinação e o quinto país mundialmente. BrasilMéxicoEl Salvador e Filipinas já aprovaram. Nas Filipinas, a vacinação pública começou em abril deste ano, com objetivo de vacinar 1 milhão de estudantes da 4ª série em zonas altamente endêmicas do País.
 
Conforme a OMS, a dengue causa cerca de 400 milhões de infecções por ano, em 128 paises. A maioria das pessoas infectadas tem mais de 9 anos de idade. Mais de 40 mil voluntários participaram do programa de estudos clínicos. Desses, 29 mil receberam a vacina.
 
Fonte: O povo