Notícias

+ Notícias

25/01 - Funed entrega 1,5 milhão de pílulas de Talidomida ao SUS


Por  Sincofarma MG  Postado 31/01/2017

Na Semana Internacional do Combate à Hanseníase, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) entrega ao Ministério da Saúde cerca de 1,5 milhão de comprimidos do medicamento Funed Talidomida 100mg. O contrato de nº 064/2016, firmado entre as instituições no ano passado, prevê a entrega de um total de 6,3 milhões de comprimidos.

Segundo a presidente em exercício da Funed, Cármen Lúcia, “a entrega desses lotes de Talidomida representa mais uma etapa vencida pela fundação e consolida, mais uma vez, a Funed na posição de única produtora de Talidomida no Brasil”.

A expectativa de entrega das próximas remessas de Funed Talidomida 100 mg comprimido ao Ministério da Saúde é em março e maio deste ano, que, juntas, correspondem a 3,7 milhões de comprimidos.

Já se encontram em produção quatro lotes de Talidomida que farão parte da próxima entrega em março, o que demonstra segurança para os pacientes e usuários do SUS na continuidade do tratamento com o medicamento.

Hoje, a presidente em exercício receberá a coordenadora do Programa Estadual de Hanseníase, Maria do Carmo; o presidente da Sociedade Brasileira de Hansenologia, Marco Andrey Frade; os membros da coordenação do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), Lucimar Batista, coordenadora nacional, e Eni Carajá Filho, coordenador estadual do Morhan; e o diretor da Casa de Saúde Santa Izabel, Getúlio de Morais, para apresentar os processos de produção da Talidomida.

Contra o preconceito - Visando à construção de um novo conceito no que se refere à hanseníase, a Casa de Saúde Santa Izabel (CSSI), da Rede Fhemig, em parceria com o Ministério da Saúde e as prefeituras de Belo Horizonte, Contagem e Betim, está promovendo uma série de atividades culturais para combater o preconceito.

A Carreta da Hanseníase, por exemplo, estará estacionada em diversos pontos das três cidades até hoje.

Fonte: Diário do Comércio