Notícias

+ Notícias

30/06 - Anvisa participa de diálogo comercial com EUA


Por  Sincofarma MG  Postado 01/7/2016

A Anvisa está participando da 14ª edição do Diálogo Comercial do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços do Brasil (MDIC) com o Departamento de Comércio Estadunidense (DoC). O diretor de Autorização e Registro Sanitário da Anvisa, Renato Porto, representa a Agência no evento que marca os dez anos do Diálogo Comercial. O espaço é um mecanismo de cooperação em matéria econômico-comercial entre os países, acolhendo demandas dos governos e do setor privado para parcerias em comércio e debate de interesses comuns em áreas como serviços, inovação e propriedade intelectual, padronização, indústria e investimentos.

A Anvisa foi convidada a participar das discussões sobre facilitação de comércio, que tem como objetivo identificar oportunidades de cooperação entre os governos, em parceria com seus respectivos setores privados, para reduzir formalidades aduaneiras e administrativas, contribuindo para a desburocratização e aprimoramento das operações de comércio exterior entre o Brasil e os EUA.

A participação da Agência em debates comerciais é importante para garantir a segurança e qualidade dos produtos sujeitos à vigilância sanitária em mercados internacionais. Levar à pauta as necessidades de controle do risco sanitário busca unir a capacidade regulatória da Anvisa com o objetivo de criar facilidades comerciais acordadas entre governos. Ao mesmo tempo, a presença da Anvisa permite demonstrar o quanto a regulação brasileira está alinhada às exigências globais, apresentando, por fim, uma Agência forte no cenário internacional.

Além da agenda com o Departamento de Comércio, a missão inclui oportunidades de troca de informações com representantes do setor privado.

Fonte: Anvisa