Notícias

+ Notícias

Buscopan Composto em gotas terá sua fabricação descontinuada


Por Sincofarma MG  Postado 04/08/2017

O remédio Buscopan Composto Gotas (butilbrometo de escopolamina e dipirona sódica monoidratada) vem sendo retirado gradativamente das prateleiras das farmácias brasileiras desde o dia 13 de junho e terá sua produção descontinuada no país. Fabricado pela Boehringer Ingelheim do Brasil, a medicação tem ação analgésica e era indicada para o tratamento dos sintomas de cólicas menstruais, intestinais, estomacais, urinárias, entre outros.

A empresa comunicou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em maio, sobre o fim temporário da fabricação. “A Boehringer Ingelheim está realizando, de forma voluntária e preventiva, o recolhimento do Buscopan Composto gotas, pois identificou resultado fora de especificação durante estudos de estabilidade, que fazem parte do monitoramento dos produtos farmacêuticos no mercado”, afirmou em nota.

Comercializado em outros países da América Latina a venda foi descontinuada também na Venezuela, Chile, Argentina, Uruguai e Paraguai. A farmacêutica ressalta que os frascos que ainda estão em circulação podem ser consumidos normalmente.

A Boehringer Ingelheim do Brasil informou ainda que não tem previsão de quando será normalizada a distribuição do medicamento, mas ressalta que há alternativas terapêuticas disponíveis e que demais “produtos da família Buscopan, como Buscopan Composto comprimidos e Buscopan gotas continuam disponíveis” aos consumidores.

Fonte: ABRAFARMA