Notícias

+ Notícias

Motivação e Sucesso: Qual Será nosso Legado?


Pelo que seremos lembrados? Faremos falta? Qual contribuição deixaremos e que perdurará no tempo?

Essas e outras perguntas sempre nos vêm à mente quando alguém morre ou mesmo quando alguém nos deixa, mesmo em vida - deixa nossa empresa, nossa família, nossa convivência, nosso relacionamento. Será nosso legado transitório ou permanente? Qual a real diferença de valor fizemos e pelo que seremos lembrados? Servimos para alguém, para alguma causa, para alguma coisa?

Sempre penso nos grandes legados e vejo que quase nunca foram relacionados a bens materiais. Mesmo quando alguém muito rico faz uma doação filantrópica milionária, o que fica é o seu gesto de generosidade e não os valores pecuniários ou imobiliários que doou.

Penso nos grandes artistas, pensadores, filósofos, cientistas e no seu legado. Sócrates e Jesus Cristo, por exemplo, não deixaram escrita uma linha sequer e seus legados permanecem até hoje e suas ideias lidas e discutidas há séculos. Penso também no legado de pessoas simples e anônimas. Pais, mães, avós, amigos, patrões, colegas de trabalho que nos deixaram uma marca que jamais se apagará de nossa memória. Não são pessoas famosas, nem ricas, mas o seu legado para nós é eterno.

Conheço pessoas que deixaram marcas profundas em suas passagens por uma empresa, por uma associação, sindicato ou organização e mesmo no serviço público. Você, leitor, também deve conhecer. E a pergunta que fica é sempre a mesma: Qual será o nosso legado? Como seremos lembrados? Que real diferença teremos feito?

E a resposta é ao mesmo tempo simples e complexa: um legado é construído todos os dias, todas as horas, toda uma vida coerente e dedicada. O nosso legado será o que fizermos hoje, o que servirmos hoje, onde decidirmos colocar nossa energia e nosso foco. O nosso legado será o que decidirmos ser.

Pelo que seremos lembrados?

Pense nisso. Sucesso!

 

Autor: Luiz Marins

Publicação: Anthropos Motivation & Success